sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Sexta Criativa: Passo a Passo Enfeite de Natal

Vocês que acompanham o meu blog devem lembrar deste enfeite de Natal que eu fiz já há algum tempo para a minha casa e também para alguns workshops.

Como já estamos quase em setembro, é hora de dar a largada para os cartões, presentinhos e enfeites de Natal, vou disponibilizar aqui prá vocês o passo-a-passo deste enfeite que eu adoro.

Você vai precisar de:
- 2 papelões horlle 12x5cm
- 1 papelão horlle 12x12cm
- 1 papel liso 15x15
- 2 papéis lisos ou decorados 15x8cm
- retalhos de papel para decoração
- tinta acrílica de cor metalizada (cobre) ou carimbeira
- brad, carimbos, enfeites, fitas (a seu critério)
- ferramentas: estilete, régua, fio de cabelo, espátula de teflon, crop-a-dile (ou outro furador), pincel


1) Separe o papel liso maior (15x15) e o papelão horlle maior (12x12). Minha dica é escolher para este papel liso uma cor bem escura pois acho que combina bastante com os enfeites de Natal e mais prá frente você vai ver que dá destaque ao brilho.
Passe cola em um dos lados do papelão cuidando para não deixar nenhuma falha.



2) Posicione o verso do papel decorado sob o papelão, cuidando para deixar 1,5cm livre de cada lado. Faça marcações à lápis se achar necessário.

3) Com o fio de cabelo, corte todas as laterais como mostra a foto.

4) Faça as dobras nas abas, cuidando para fazer o vinco perfeito. Utilize uma dobradeira para deixar o vinco perfeito. Cole as abas no papelão, como mostra a foto.

5) Repita o processo para os papelões menores, usando o papel de sua preferência. Aqui eu usei um papel verde (liso) e um papel xadrez.

                                           
6) A imagem da frente do enfeite é esta aqui:

7) Vamos começar a decoração do enfeite pela parte de cima. Pegue um retalho de papel decorado que tenha um pouco mais de 12cm e rasgue as duas extremidades. Faça como mostra a foto, puxando o papel "para você" para dar este efeito de rasgado que mostra a polpa branca do papel.

8) Cole o papel rasgado sobre a base maior, deixando-o um pouco inclinado.

9) Por trás e usando o estilete, corte o excesso de papel

                                  
10) Separe agora a tinta acrílica. Aqui eu usei a tinta acrílica em tubo da Corfix e com a ajuda de uma espuminha fiz todo o contorno do papelão. A idéia aqui é deixar o contorno com efeito metalizado,  e meio irregular, por isto, você pode bater ou arrastar a espuma, a seu critério.

                          

11) O efeito final é este:

                          

12) Já que você está trabalhando com a tinta, aproveite e repita o processo nas outras partes do enfeite. Reserve.

                                        

13) Vamos agora fazer a árvore de Natal que vai ser o ponto focal da parte maior do nosso enfeite. Para isto, pegue um retalho de papel e corte um triângulo de aproximadamente 10cm de altura e 6cm de base, como nas fotos:


14) Separe os enfeites que vai utilizar nos próximos passos. Aqui eu fiz na impressora as palavras FELIZ e NATAL em papéis decorados de 10,5x3cm. Se preferir você pode fazer isto com carimbos, fica lindo! Com o furador fiz um coração e em todos estes enfeites e na árvore passei a tinta acrílica como fizemos no passo 10


15) Agora vou decorar a árvore com tirinhas de papel (dos mesmos padrões que utilizei nos enfeites). Corte pelo avesso o excesso de papel depois de colado, como fizemos no passo 9


16)  Para dar dimensão, colei o coração com fita de espuma. Colei as palavras nas partes menores do enfeite, que já está assim:


17) Agora vamos começar a montagem final do enfeite, fazendo as furações necessárias. a 1,5cm das extremidades na base inferior do enfeite maior, faça 2 furos, como mostra a foto:


18) Você pode usar estes furos como máscara para o passo seguinte ou fazer uma marcação idêntica nas plaquinhas menores, no lado de cima e de baixo.


19) Você agora vai prender as plaquinhas. Aqui eu usei elos de uma correntinha que tinha em casa, por isto precisei do alicate. Você pode usar mini-argolas ou mesmo fitas. Se usar argolas ou corrente minha dica aqui é passar a tinta acrílica cobre nelas também para dar unidade ao trabalho.



20) Fiz um furo no topo da árvore para colocar um brad (bailarina)


21) Coloque uma fibra metálica ou fita na parte superior do enfeite para pendurá-lo na porta (ou árvore)

Daqui prá frente é com você. Seu enfeite poderá receber botões, cristais, e muitas fitas. No meu coloquei fitas, cristais e enfeites em metal, tudo do ScrapStuff

Espero que vocês tenham gostado! Um beijo!

4 comentários:

Yone disse...

OI,Esther,
Muito lindo ! Adorei !
Beijos,Yone

Ana Stela disse...

Que lindo ficou o seu enfeite!!!!!!
Uma ótima inspiração para nós.
Obrigada por disponibilizar o PAP
Abraços
Ana Stela

Lila disse...

Oi Esther,
Adorei seu blog e o passo a passo ficou show!! parabens.
bjs
Lila

Pierina disse...

Olá Esther,

show de PAP. Tá tudo bem explicadinho, deve ter dado um trabalhão pra você. Obrigada por dividir.

Bjs

Pierina