sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Sexta Criativa: Passo a Passo Enfeite de Natal

Vocês que acompanham o meu blog devem lembrar deste enfeite de Natal que eu fiz já há algum tempo para a minha casa e também para alguns workshops.

Como já estamos quase em setembro, é hora de dar a largada para os cartões, presentinhos e enfeites de Natal, vou disponibilizar aqui prá vocês o passo-a-passo deste enfeite que eu adoro.

Você vai precisar de:
- 2 papelões horlle 12x5cm
- 1 papelão horlle 12x12cm
- 1 papel liso 15x15
- 2 papéis lisos ou decorados 15x8cm
- retalhos de papel para decoração
- tinta acrílica de cor metalizada (cobre) ou carimbeira
- brad, carimbos, enfeites, fitas (a seu critério)
- ferramentas: estilete, régua, fio de cabelo, espátula de teflon, crop-a-dile (ou outro furador), pincel


1) Separe o papel liso maior (15x15) e o papelão horlle maior (12x12). Minha dica é escolher para este papel liso uma cor bem escura pois acho que combina bastante com os enfeites de Natal e mais prá frente você vai ver que dá destaque ao brilho.
Passe cola em um dos lados do papelão cuidando para não deixar nenhuma falha.



2) Posicione o verso do papel decorado sob o papelão, cuidando para deixar 1,5cm livre de cada lado. Faça marcações à lápis se achar necessário.

3) Com o fio de cabelo, corte todas as laterais como mostra a foto.

4) Faça as dobras nas abas, cuidando para fazer o vinco perfeito. Utilize uma dobradeira para deixar o vinco perfeito. Cole as abas no papelão, como mostra a foto.

5) Repita o processo para os papelões menores, usando o papel de sua preferência. Aqui eu usei um papel verde (liso) e um papel xadrez.

                                           
6) A imagem da frente do enfeite é esta aqui:

7) Vamos começar a decoração do enfeite pela parte de cima. Pegue um retalho de papel decorado que tenha um pouco mais de 12cm e rasgue as duas extremidades. Faça como mostra a foto, puxando o papel "para você" para dar este efeito de rasgado que mostra a polpa branca do papel.

8) Cole o papel rasgado sobre a base maior, deixando-o um pouco inclinado.

9) Por trás e usando o estilete, corte o excesso de papel

                                  
10) Separe agora a tinta acrílica. Aqui eu usei a tinta acrílica em tubo da Corfix e com a ajuda de uma espuminha fiz todo o contorno do papelão. A idéia aqui é deixar o contorno com efeito metalizado,  e meio irregular, por isto, você pode bater ou arrastar a espuma, a seu critério.

                          

11) O efeito final é este:

                          

12) Já que você está trabalhando com a tinta, aproveite e repita o processo nas outras partes do enfeite. Reserve.

                                        

13) Vamos agora fazer a árvore de Natal que vai ser o ponto focal da parte maior do nosso enfeite. Para isto, pegue um retalho de papel e corte um triângulo de aproximadamente 10cm de altura e 6cm de base, como nas fotos:


14) Separe os enfeites que vai utilizar nos próximos passos. Aqui eu fiz na impressora as palavras FELIZ e NATAL em papéis decorados de 10,5x3cm. Se preferir você pode fazer isto com carimbos, fica lindo! Com o furador fiz um coração e em todos estes enfeites e na árvore passei a tinta acrílica como fizemos no passo 10


15) Agora vou decorar a árvore com tirinhas de papel (dos mesmos padrões que utilizei nos enfeites). Corte pelo avesso o excesso de papel depois de colado, como fizemos no passo 9


16)  Para dar dimensão, colei o coração com fita de espuma. Colei as palavras nas partes menores do enfeite, que já está assim:


17) Agora vamos começar a montagem final do enfeite, fazendo as furações necessárias. a 1,5cm das extremidades na base inferior do enfeite maior, faça 2 furos, como mostra a foto:


18) Você pode usar estes furos como máscara para o passo seguinte ou fazer uma marcação idêntica nas plaquinhas menores, no lado de cima e de baixo.


19) Você agora vai prender as plaquinhas. Aqui eu usei elos de uma correntinha que tinha em casa, por isto precisei do alicate. Você pode usar mini-argolas ou mesmo fitas. Se usar argolas ou corrente minha dica aqui é passar a tinta acrílica cobre nelas também para dar unidade ao trabalho.



20) Fiz um furo no topo da árvore para colocar um brad (bailarina)


21) Coloque uma fibra metálica ou fita na parte superior do enfeite para pendurá-lo na porta (ou árvore)

Daqui prá frente é com você. Seu enfeite poderá receber botões, cristais, e muitas fitas. No meu coloquei fitas, cristais e enfeites em metal, tudo do ScrapStuff

Espero que vocês tenham gostado! Um beijo!

sábado, 21 de agosto de 2010

Joaninha

Arrumando minhas fotos achei esta aqui que é da joaninha que fiz de presente prá minha sobrinha. Eu AMO pastilhas vermelhas e achei perfeita esta combinação. Se este banquinho ainda existir, fico eu pensando em tirar uma foto dos dois e fazer uma página de scrap usando a linha Flutter da Making Memories. Por que scrapper é assim? Olha qualquer coisa e já pensa como ficaria a foto, já vai pensando no sketch do layout. Vcs também são assim? Eu sou normal?

Um ótimo final de semana prá todo mundo! Bjs

Livro de Assinaturas da Ticiana e João Paulo


Para combinar com a decoração floral do casamento, escolhemos junto com a Ticiana os papéis importados Basic Grey para compor o visual do livro de assinaturas. Os detalhes das fitas, do sapatinho de noiva e do coração em metal aplicados na capa trazem delicadeza e brilho na medida certa.

O livro de assinaturas sempre é desenvolvido junto com a noiva, utilizando materiais que se adequem à decoração para que façam parte da festa.

Se você quer um livro para seu casamento ou evento, clique aqui e solicite um orçamento. Entregamos em todo país e no exterior através dos Correios. Para encomendas internacionais, aceitamos PayPal.

Cartões de Agradecimento para Padrinhos


Os padrinhos são as pessoas que fazem da cerimônia de casamento um evento mais especial ainda. São pessoas que queremos bem e nunca iremos esquecer. E para agradecer os padrinhos, nada mais elegante do que depois do casamento enviar uma lembrancinha especial e um cartão de agradecimento com uma recordação do casamento.

Os cartões da foto foram feitos especialmente para o casamento da Maria Stella. Noo canto direito receberam uma foto dos noivos. Foram 6 convites, com 6 fotos diferentes. Super personalizado!

Se você quiser presentear seus padrinhos assim, entre em contato e desenvolveremos cartões de agradecimento personalizados para seu casamento ou evento. Clique aqui para fazer seu orçamento.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Com que carimbeira eu vou? Parte I

Este post surgiu da conversa que tive com algumas amigas scrappers que sempre ficam em dúvida quando vão escolher uma carimbeira. São tantas as opções que realmente confunde bastante mesmo quem já está viciada neste mundo dos carimbos. Consultei site de fabricantes, catálogos  e troquei idéias com a querida Monica Colocci que considero mestre no assunto. Vou aos poucos compartilhar aqui o que aprendi.

Hoje vou falar das carimbeiras Memento, Encore e Stazon, todas da Tsukineko do Japão.

Carimbeiras Memento
Resistentes ao desbotamento. São ideais para quem gosta de preencher as estampas dos carimbos com lápis aquarelável ou canetas Copic pois as bordas da imagem carimbada não escorrerão - ficarão perfeitas (observado o tempo de secagem). São encontradas em várias cores e nos tamanhos grande e dew drop (pequena, em forma de gota), como nas imagens abaixo.
carimbeira Memento grande

carimbeira Memento dew drop (pequena)
Carimbeiras Encore

São carimbeiras com brilho, geralmente de cores metálicas. Se você gosta de carimbar com cores como o prata e o dourado esta é a carimbeira certa. Demoram para secar e por isto também podem ser usadas para emboss (fica ótimo com emboss incolor!). As de tamanho pequeno como a da foto abaixo são uma excelente opção pelo custo-benefício.
Carimbeira Encore Silver (prata)
Carimbeiras Stazon

Minhas favoritas. De secagem rápida, são carimbeiras à base de solvente e também são acid-free. Têm excelente cobertura. São apropriadas para uso sobre plástico, metal, vidro, cerâmica, transparência e papéis com brilho (tipo glossy). Não recomendada para uso em superfícies porosas como couro, madeira e tecido pois a imagem carimbada pode ficar opaca. Não podem ser usadas com canetas Copic pois acabam manchando. É importante dizer que por ser uma carimbeira de secagem rápida não é indicada para uso com emboss e o carimbo deve ser limpo imediatamente após o uso.
Algumas opções de Stazon vêm com o vidrinho de refil de tinta na própria embalagem. É uma excelente opção.
E a boa notícia é que em breve estarão disponíveis no Brasil as carimbeiras Stazon em cores metálicas que acabaram de sair nos EUA. Não vejo a hora de experimentar!


Carimbeira Stazon branca com refil

Carimbeiras como estas você encontra no ScrapStuff, clicando aqui.

No próximo post vou falar de outras opções em carimbeiras. Deixe seu comentário, vou adorar saber que passou por aqui.

Obrigada pela visita! ;)

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Passo-a-passo na revista

Lembra da camiseta customizada usando material de scrap que eu fiz prá minha sobrinha? O passo-a-passo desta camiseta foi publicado na Edição 10 do Guia do Scrapbooking & Cia que acabou de sair.


Ainda não terminei de ler o meu exemplar, mas já fiz uma resenha com tudo que tem na revista e você pode acessar aqui. Esta edição está super bacana, vibrante e super atualizada com as últimas tendências de técnicas e materiais. Deliciosa e cheia de cupcakes. Adorei!

O passo-a-passo da camiseta saiu super detalhadinho e foi uma honra prá mim poder colaborar com ele, dividindo com vocês a alegria de fazer este trabalho.



E para as leitoras da revista, está aqui conforme prometido o molde da estampa se você quiser fazer uma camiseta igual à minha:


No link acima você vai baixar o molde em tamanho natural, no formato .pdf pronto para imprimir. Eu utilizei uma folha de papel A4.



A revista você compra clicando aqui e recebe aí na sua casa.
 
Os materiais de scrapbook do trabalho foram todos fornecidos pelo ScrapStuff.

Material utilizado: retalho de algodão branco (para o aplique), designer eyelet (para o miolo da flor rosa) We´R´Memory Keepers, carimbo (flor), carimbeira Tsukineko (para o risco da flor), botões American Crafts, fitas, gabarito de costura (Arte.1), linha para bordar e canetas T-Shirt Markers da Compactor.
 
E você? Vai fazer uma também? Coloque aqui no Mr. Linky o link para a imagem ou blog onde podemos ver seu trabalho ;)