sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Passo-a-passo Agenda {#sextacriativa}

Vou compartihar com vocês um passo-a-passo de como fazer uma agenda usando apenas 1 folha de papel decorado em toda a execução. Eu adorei o resultado final e espero que vocês também gostem. Depois deste passo-a-passo vocês com certeza irão olhar com outros olhos o verso dos papéis de scrap.

A lista do material básico que usei neste PAP é a seguinte (com links para os materiais):

- papel Fancy Pants Megan
- miolo para agenda de bolsa em papel reciclado
- papelão horlle para a base das capas. Corte 1 par 0,5cm maior do que as dimensões do miolo de agenda utilizado.
- retalhos de cardstock liso (usei o DUO da Repeteco)
- corta-cantos (para encadernação)

Todos os materiais acima são do www.scrapstuff.com.br Você pede e recebe aí na sua casa ;)


E a lista de ferramentas é esta aqui - todas são ferramentas básicas de scrap: base de corte, régua em metal, cola líquida, pincel largo e macio, fita de espuma, estilete, dobradeira e corta-cantos (fio de cabelo).

Opcional: encadernadora doméstica Bind-It-All e espiral

Vamos lá?

1) Escolhi este papel porque a frente e o verso são lindos. Iremos usar o verso (bolinhas) na contracapa e a frente da agenda terá predominância da frente do papel, com detalhes do papel de bolinha do verso. Veja a imagem do papel:

2) Vamos começar pela contracapa. Posicione o papelão exatamente como mostra a figura e marque 1,5 cm a mais de cada lado. Esta medida é importante para a sua encadernação sair perfeita. O papel está posicionado assim pois iremos forrá-lo de forma que só as bolinhas fiquem aparentes. Feito isto, corte o papel.


3) Com o pincel, passe uma camada generosa de cola no papelão, cuidando para que nenhum pedaço fique sem cobertura, evitando a formação de bolhas.

4) Aplique o papel, deixando bem esticadinho e sem bolhas. Use uma dobradeira para alisar bem o papel.
5) Corte os quatro cantos do papel. Se tiver, use um corta-cantos para sua encadernação ficar perfeita.
6) Cole as abas, começando pelas abas maiores. Vinque bem com a ajuda da dobradeira.

7) Finalizado o processo, a contracapa terá esta aparência:

8) Agora vamos fazer a capa. Utilizaremos o que restou do papel, tomando cuidado para que as flores da frente não sejam utilizadas agora. Como não irei forrar toda a capa com o lado amarelo do papel, observe que deixei 2cm sem papel. Veja a imagem. Não esqueça de deixar a mais 1,5cm de cada lado.

9) Agora vamos utilizar um pedaço de outra cor do papel. Não esqueça novamente de deixar 1,5cm a mais.

A borda superior deste pedaço de papel que usei está enfeitada com babadinho de papel feito em furador. Se você não tiver um furador de borda não tem problema. Use liso mesmo que vai ficar lindo!

10) Cole sobre o papelão esse papel que você cortou. Veja como está ficando a capa:


11) Corte os cantos e cole as bordas para dentro como fizemos com a contracapa.

12) Pronto, já temos as frentes da capa e contracapa encapadas. Agora cole parte de dentro das duas capas um pedaço de papel liso para fechar o espaço livre que ainda restou no papelão. Eu usei um retalho de papel  pink, como mostra a foto abaixo:

 E o resultado final foi este aqui:

13) A capa e a contracapa estão prontas. Irei decorar somente depois de encadernar, para facilitar a entrada das capas na encadernadora e não danificar os enfeites.


14) A encadernação eu fiz com Bind-It-All. Se você não tiver esta encadernadora (não sabe o que está perdendo! kkk) pode mandar colocar a espiral numa copiadora e só depois desta parte decorar a capa.
Para quem estiver fazendo na BIA, eu usei espiral wire-o de 1".  Não vou mostrar aqui o passo-a-passo da encadernação com a BIA pois se você já tem a máquina recebeu um DVD com o vídeo explicando esta parte (disponível também no site do fabricante).



Deixo aqui só uma dica importante, que é deixar o lado mais fino do wire-o virado para a máquina. Isso garante que ela fique bem redondinha na hora de apertar.

15) A agenda aqui já está encadernada. Vamos à decoração!

Utilizaremos agora aquela parte do papel onde temos as flores.


Com o estilete, recorte cada uma das flores, como mostra a foto abaixo:


16) Coloque um pedaço de fita de espuma em cada uma das flores, e cole na capa da agenda na posição que preferir. Sua agenda está pronta! Você pode decorar com outros itens, colocar o ano com alfabetos, enfeitar com felto adesivado.....a partir daqui você inventa o que sua imaginação permitir. Na minha, eu utilizei um retalhinho de papel e alfabeto Thickers para escrever o ano. O resultado final foi este aqui:


No detalhe, a dimensão que a fita de espuma deu para as flores:


Observação muito importante: nesta agenda não foi possível a colocação de luva plástica pois eu fiz uma barbeiragem "daquelas". Para uso com a luva plástica é necessário que você acerte as capas de papelão, retirando aproximadamente 0,2cm de cada lado. Eu esqueci de fazer isto :(

Agora é sua vez! É muito fácil e gostoso de fazer uma agenda como esta. Depois passa aqui prá me contar como ficou sua agenda!

Se você gostou desta agenda e quer uma prontinha para só para chamar de sua, tenho uma novidade:  ela está disponível na seção Scrap-to-Go do ScrapStuff, onde vocês encontrarão alguns trabalhos que eu faço por aqui para pronta entrega. É só clicar aqui, encomendar, a sua e receber aí na sua casa.

Uma ótima #sextacriativa prá vocês! Bjs

Ah! A edição 2012 dos miolos e da Agenda Megan já estão disponíveis no ScrapStuff, passa lá! ;)

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Passo-a-passo Cartão de Natal {#sextacriativa}

Nesta #sextacriativa quero agradecer a todas que me enviaram emails sugerindo que eu fizesse um passo-a-passo do cartão de Natal que mostrei neste post. Meu blog andou abandonadinho mas cá estou de volta para compartilhar com vocês esta idéia fácil e rápida.

Mãos à obra!



Os materiais que utilizei neste PAP são os seguintes (com os respectivos links):

- papel DUO bolas
- cardstock branco para a base, cortado no tamanho 15x20cm
- cartela de carimbos Winter da EkSuccess
- carimbeira dourada
- carimbeira preta
- fita de espuma
e as ferramentas básicas: tesoura, estilete, estilete tipo caneta, base de corte, régua de metal e boleador (opcional).



Vamos lá?


1) Comece selecionando uma das árvores do papel Tree Lot e retirando-a do papel. Eu prefiro usar o estilete tipo caneta para dar maior precisão ao corte.




2) Separe o cardstock branco para vincar. Do lado maior, marque 10cm e faça o vinco. O vinco ficará perfeito se você utilizar um boleador.


3) Recorte um retângulo do papel de bolinhas, medindo 6x14,4cm e cole-o no cartão que você vincou a 2cm da base, tomando cuidado de deixá-lo centralizado dos lados.


4) Cole a árvore de Natal do lado esquerdo do cartão, como mostra a foto:


5) Selecione um pedaço de cardstock verde de aproximadamente 2,5x6cm e carimbe uma frase de Natal.


6) Corte o cardstock em formato de tag, como mostra a foto a seguir:


7) Passei carimbeira dourada em toda a volta da tag

8) Enfeitei a bordinha da tag com um retalhinho de papel vermelho. Você também pode fazer isto.


9) Furei a borda da tag com a Crop-a-Dile


10) e passei um pedacinho de fibra vermelha (você pode usar uma fitinha, linha, pedacinho de lã...o que tiver)


11) Por fim, colei a tag com fita de espuma no cartão para dar dimensão e passei carimbeira dourada por toda volta dele


Seu cartão está pronto! Bem fácil, não acham? Além de rápido de fazer, o bacana deste Papel Tree Lot é que ele rende MUITO. Com 1 folha deste papel você faz mais de 20 cartões como este!

Todos os materiais deste passo-a-passo são do www.scrapstuff.com.br

E a sua produção de Natal, como anda? Conta prá mim! ;o)

Beijos. Uma ótima #sextacriativa prá todos e bom feriadão.