sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Passo-a-passo moleskine {#sextacriativa}

Nesta #sextacriativa vou compartilhar com vocês um passo-a-passo de moleskine. Explico no post anterior como resolvi me aventurar na encadernação do meu primeiro moleskine.

É fácil e rápido. Vamos lá?

1) Separe os materiais
A lista de materiais você encontra aqui. Para as capas, corte 2 papelões com 0,5cm a mais em relação ao tamanho do miolo.


2) Vamos fazer a lombada. Corte um pedaço de papelão horlle na medida da espessura do moleskine. Ele será a lombada. No nosso caso será aprox 0,5 de largura por 15,5cm de altura. Achei melhor reforçar a lombada e separei um retalho de papel de 18cm de altura por 4,3cm (você pode arredondar essa última medida para cima, não tem problema).



3) Vamos colar a lombada no reforço. Centralize a lombada no reforço, como mostra a foto acima. Depois de colada a lombada no reforço, meça 0,4cm para cada lado (na horizontal à esquerda e à direita a partir da lombada). OU Se você tiver uma régua de encadernação, use a de menor tamanho para este espaçamento.

4) Cole o papelão das capas no reforço, deixando um espaço livre de 0,4cm da lombada, como explicado no passo anterior. Vire do avesso e estique bem o papel com uma dobradeira. Apare o excesso de papel (na foto corresponde ao papel liso, rosa).



5) Corte agora o papel decorado que ficará do lado de fora do moleskine. Este papel obrigatoriamente terá 3cm a mais na horizontal e na vertical em relação ao tamanho das capas. Este acréscimo serve para o acabamento da encadernação.



6) Com o pincel, passe a cola do lado de fora das capas (é o mesmo lado que aparece na foto do passo 4), cuidando para não deixar nenhum espaço sem cola (ou com excesso) para não formar bolhas.


7) Cole o papel decorado e com a dobradeira retire alguma bolha que por ventura tenha se formado. Você terá isto aqui:



8) Com o corta-cantos, corte os quatro cantos do papel decorado pelo avesso, como mostra a foto.



9) Agora você vai dobrar e colar os quatro cantos do papel decorado para dentro do moleskine. Faça o vinco com a dobradeira antes de passar cola.
Dica: comece colando os lados opostos de maior dimensão.


Seu moleskine vai ficar assim:



10) Agora vamos iniciar a montagem. Este passo é opcional, mas acho bem legal colar uma fita de cetim bem fininha no centro da lombada (como mostra a foto) para servir de marcador de página e um elástico para fechar o moleskine. Se você tiver a crop-a-dile, aplique o elástico com ilhós 3/16 ao invés de colar (eu prefiro!).

Atenção: só para a crop-a-dile: o elástico deve ser aplicado do lado de fora do moleskine. O lado que "amassa" do ilhós fica voltado para o lado de dentro do moleskine.


Dica importante: cuidado com o tamanho do elástico. Se você cortar um elástico muito grande ele vai ficar frouxo e vai estragar sua encadernação. O tamanho ideal é o tamanho da capa (pois o elástico estica na hora de fechar).


11) Vamos agora colar o miolo do moleskine à capa. Passe cola na lombada do miolo e cole na lombada de papelão. Neste passo o ideal é esperar a cola secar com o moleskine fechado. Coloque um peso para fechar o moleskine.


12) Agora você vai colar as primeiras folhas à capa. Passe cola no papelão das capas com o pincel e aplique o papel, de preferência com uma dobradeira, tomando cuidando para não formar bolhas. Seu moleskine vai ficar assim:



13) Você pode parar por aí. Se preferir, pode do lado de dentro aplicar um papel decorado. Para isto, recorte e arredonde os cantos dos papéis decorados do interior do moleskine. O papel é do mesmo tamanho do miolo.



14) Depois de colado vai ficar assim:


15) Agora seu moleskine está prontinho! Mas deixe secando com um peso em cima para ele ficar bem fechadinho. ;)


Vou fazer uma confissão: estão vendo o papel de bolinhas de dentro do moleskine? Eu preferi usar uma folha dupla, assim a esquerda e a direita do livro ficam com a estampa de bolinhas azuis que usei na contracapa. Já que eu desmanchei a encadernação, aproveitei e apliquei o elástico com a crop-a-dile e só posso dizer que ficou muito legal.

Esqueci de tirar uma foto do lado de dentro depois que refiz e o dia hoje estava escuro demais prá fotografar. 

Feito isso, resolvi dar uma enfeitadinha na capa (lógico!) e o resultado final está aqui como vocês já viram no post anterior:


Outra observação importante é que em relação ao vídeo que mencionei anteriormente, não achei necessário utilizar a gaze. Por isso mesmo é que ela não foi nem mecionada neste passo-a-passo.

Eu não usei quase nenhuma (ou nenhuma) técnica para fazer esse moleskine. Se você estiver interessado(a) em fazer um curso de moleskines com uma profissional de encadernação, super recomendo o curso da Mônica da Papeterie Chic que está na minha lista de desejos.

Quer um moleskine como este, prontinho prá chamar de seu? Clica aqui que eu faço um prá você! ;)


***************************

Tem coisa mais ♥ do que começar o final de semana inspirada? :)
te espero no #sextacriativa lá no Twitter!


11 comentários:

Elizabeth Roessle disse...

Querida amei, ficou divinoooo!!
Obrigada!
Bjsss

Vivi Morais disse...

Amiga... que coisa mais fofa!!! Muito obrigada por compartilhar conosco suas descobertas!!!
Sou doida para fazer um curso com a Mônica. Mas a única vez que ela veio aqui, não deu!!! Mas torço para fazer um dia... hehehe

Um ótimo fim de semana!!!!

Bjs

ateliê cupcake hortelã disse...

Oba! Uma #sextacriativa muito inspiradora, hein? Adorei! :)
Beijinhos e um ótimo final de semana!
Cissa

Angélica Cirne disse...

Ficou muito legal e lindo. Adorei e obrigada pelo comentário tão, tão... na minha postagem. Bjão!

Michella Souza disse...

Ficou lindo! Adoro moleskines!

Beijos

Monica Colocci disse...

Ficou muito lindo seu moles!!!! Obrigada por me citar. Precisando de qualquer coisa você onde me encontrar. Beijos

ARTES DE JULIA disse...

Oieeee

Encontrei você no twitter ... e é claro que não poderia deixar de visitar seu blog !! .. Adorei e já estou seguindo ^^

Estou fazendo novas amizades para esse mundo craft que faço parte há alguns meses. Por isso quero contar com você! Afinal, podemos trocar dicas, informações, sugestões com muito carinho é claro! ... Além da divulgação de nossos trabalhos ...

Te espero no meu cantinho também:: artesdejulia.blogspot.com e twitter.com/artesdejulia

Bjs bom final de semana e sucesso!

Freakdreams disse...

Eu gostei muito do post, porém não entendi muito bem a parte onde se colocam as folhas.....

Esther disse...

Freakdreams,
Não sei se entendi sua dúvida, mas a colocação das folhas internas (o miolo do molesquine) é feita de uma única vez, com cola, como mostrei na foto. Isto porque o miolo do molesquine já vem com todas as folhas costuradas.
Espero ter ajudado! ;)
Bjs

luiza luh disse...

adorei!! me ajudou muito em um trabalho da faculdade!... valew.... beijos....

Esther disse...

Luiza

Fiquei feliz em saber que te ajudou! Bjss!