sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Receitas boas prá cachorro

Lembra do post Lembrancinhas de Aniversário desta semana? Vou revelar nesta #sextacriativa o que havia dentro dos doggie bags: biscoitinhos de chachorro feitos em casa!

Foram duas fornadas. A primeira foi de biscoitinhos de beterraba:


E a segunda foi de biscoitinhos de cenoura:


Tudo com zero açúcar, zero chocolate e muito muito carinho! A receita foi baseada numa receita do Cachorro Verde.  Vou compartilhar com vocês minha versão:

Ingredientes:
  • 3/4 de cenoura cozida passada no mixer (ponto de purê)
  • 1/2 xícara de água
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de chá de azeite de oliva
  • 1 pitadinha de sal (opcional)
  • 1 xícara de aveia em flocos
  • 1 xícara e 1/2 de farinha
  • um  pouquinho de óleo para untar a assadeira

Ferramentas:
  • cortadores de biscoito de Ossinho em 2 tamanhos (comprei os meus na Barra Doce)

Modo de fazer:

  1. Depois de bater a cenoura no mixer e deixá-la em ponto de purê, adicione o ovo, a manteiga, o azeite e o sal e bata novamente
  2. Adicione a aveia e misture com a colher
  3. Adicione aos poucos a farinha e a água e mexa com as mãos até a massa ficar lisinha e desgrudar das mãos
  4. Abra a massa com o rolo, deixando aprox com 0,5cm de altura
  5. Corte com os cortadores de ossinho e coloque na assadeira
  6. Asse em forno previamente aquecido, 180º, por aprox. 10 minutos
Cada receita dá para aproximadamente 30 a 40 biscoitos, dependendo do tamanho do cortador utilizado. Para a versão beterraba é só substituir a cenoura por 1 beterraba pequena cozida e batida no mixer em ponto de purê.


E como em festa não pode faltar bolo, fiz uma fornada de cupcakes de baunilha com cobertura de alfarroba. Para quem não sabe, cães não podem comer chocolate/cacau pois eles têm uma substância chamada terobromina que é letal aos cachorros. Por isso substituí o chocolate por Alfarroba, que é um chocolate alternativo, feito da vagem de uma planta (saiba mais sobre a alfarroba aqui) e tem um sabor muito gostoso. Substituí o açúcar por sucralose (porque nós íamos comer - se preferir, nem use) e a receita ficou assim:

CUPCAKES DE BAUNILHA

Ingredientes:

  • 3 xícaras de farinha peneirada
  • 2 colheres e 1/2 de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 2/3 de xícara de manteiga amolecida
  • 1 xicara e 3/4 de sucralose
  • 2 ovos
  • 2 colheres de chá de baunilha
  • 1 xícara e 1/4 de leite
Decoração
  • creme de alfarroba
  • confeitos coloridos (só para enfeitar, não dê para os cães pois são feitos de açúcar!)
Utensílios


Modo de fazer:

  1. Comece aquecendo o forno em 180º
  2. Posicione as forminhas de papel dentro da forma de metal
  3. Misture numa tigela a farinha peneirada, o sal e o fermento e reserve
  4. Na batedeira, bata a sucralose e a manteiga até ficar fofo
  5. Adicione os ovos e a baunilha
  6. Adicione aos poucos a farinha, batendo delicadamente por 1 minuto
  7. Despeje nas forminhas, cobrindo no máximo 2/3 de cada uma
  8. Coloque no forno e asse por aprox 20 minutos ou até o palito sair com o centro sequinho

Cobertura de Alfarroba


  • 1 latinha de creme de leite
  • 2 a 3 colheres de sopa de alfarroba em pó (comprei a minha no Mundo Verde)
  • 4 colheres de sopa de sucralose
Modo de fazer

Aqueça o creme de leite em fogo baixo até borbulhar. Desligue. Adicione a alfarroba e mexa com o fouet até dissolver completamente. Adicione a sucralose. Deixe esfriar na geladeira para obter uma consistência mais firme para decorar. Quando os cupcakes estiverem frios e a cobertura mais firme, aplique com uma colher ou faca sem ponta. Você pode também rechear os cupcakes se preferir. Por último, adicione confeitos coloridos para enfeitar nos que não serão comidos pelos cães, coloque uma velinha bem bacana e boa festa!

Festa pronta, mãe relativamente cansada (e feliz!) que volta aqui depois que imprimir as fotos prá fazer um layout bem bacana...porque não pode faltar um scrap dessa aventura né?


***************
E você? Se inspirou? Que tal se juntar a nós nessa #sextacriativa lá no Twitter? ;)
#sextacriativa é uma hashtag para inspirar a criatividade. Faça parte você também desse movimento! É só tuitar uma ideia "craft criativa" na sexta-feira e incluir a palavra #sextacriativa... assim mesmo, com o #

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Lembrancinhas de Aniversário

Fiz 50 lembrancinhas como estas aqui: saquinhos para guloseimas tipo Doggie Bags. Neste caso, foram recheadinhas de cookies para uma festinha super especial. 



 A idéia da lembrancinha é mesmo brincar com o nome doggie bag. Doggie bags são aqueles saquinhos que as pessoas pedem no restaurante prá levar a comida que sobrou para casa.  Neste caso, nada de sobras! Os biscoitinhos foram feitos na véspera, super fresquinhos e coloridos. E serão assunto de um próximo post.

Para fazer as etiquetinhas que enfeitam os saquinhos, usei furador Martha Stewart de coração (que você encontra aqui) aplicado sobre papel de scrap. Usei o recorte do furador (o coração cheio) e também a imagem negativa (coração vazado) e fiz uma tag, veja:


Para os cookies, usei saquinhos para sanduíche (comprados em supermercado) e nos saquinhos carimbei a palavra "Made with Love" do kit de carimbos Handmade (disponível aqui no ScrapStuff), tomando cuidado de colocar um papelão na hora de carimbar para a tinta não passar para o outro lado. Fiz dois furinhos e amarrei com linha de bordar.

Gostou da idéia? ;)

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Letras na Parede

Minha inspiração de #sextacriativa desta semana veio de um trabalho que vi no blog da Sassafrass: um quadrinho feito com die-cuts de alfabeto.

créditos: Marla

Die-cuts são elementos pré-cortados. Você só destaca e cola. E ainda pode completar adicionando dimensão, por exemplo, colando com fita de espuma (fita banana), fazendo grafismos com caneta por cima das letras, adicionando, glitter, etc. Particularmente adoro die-cuts pela versatilidade e opções de deixar os elementos personalizados.

Die-cuts podem ser também figuras feitas com furadores como este aqui da Martha Stewart:

você encontra este furador aqui


O ScrapStuff tem várias opções de die-cuts. Destaco as da Scenic Route e My Little Shoebox que eu adoro.

você encontra die-cuts na seção "papéis" do www.scrapstuff.com.br

Fazer este quadrinho é muito fácil. Compre uma moldura pronta em lojas de bricolagem como a Leroy Merlin, lojas de molduras ou até mesmo pela internet na Tok&Stok. Use um cardstock branco como este aqui como base para o trabalho e cole os die-cuts. Complete a decoração com as idéias acima e pronto! Simples, rápido e fácil.

E você? Se inspirou? Que tal se juntar a nós nessa #sextacriativa, lá no Twitter? ;)

#sextacriativa é uma hashtag para inspirar a criatividade. Faça parte você também desse movimento! É só tuitar uma ideia "craft criativa" na sexta-feira e incluir a palavra #sextacriativa... assim mesmo, com o #