sexta-feira, 30 de setembro de 2011

{ #sextacriativa } Um pássaro muito fofo pousou no meu vasinho

Minha dica de hoje desta #sextacriativa tem a cara da primavera. É um vasinho de flores com o pássaro mais fofo que eu conheço. Ele pousou aqui na minha mesa, mas com certeza pode pousar na sua também!

Vamos lá? É fácil, rápido e gostoso de fazer.

1) Você vai precisar de:


  • pássaro em mdf (que você encontra aqui)
  • máscara de chipboard (para o desenho da flor, que você encontra aqui)
  • palitinhos de madeira
  • mini-vasinho ou latinha reciclada
  • retalhos de papéis coloridos de scrap (os papéis você encontra aqui)
  • opcionais: brads ou botões para os miolos das flores (que você encontra aqui e aqui)
 e as ferramentas de sempre: estilete, base de corte, tesoura, fita dupla-face, lápis, lixa (ou heart attack para fazer o distress), carimbeira distress ....

 2) Vamos começar usando a máscara como molde para riscar as flores. Você pode fazer isto à mão livre também. Aqui eu preferi usar a máscara pois queria que as flores saíssem exatamente iguais.



3) Corte aproximadamente 6 flores, usando papéis e cores de sua preferência.



 4) Aqui escolhi dois papéis estampados para fazer a frente da primeira florzinha. Lixei o papel com estampa maior e amassei as pétalas para que elas não fiquem tão chapadas. No papel verde de bolinhas passei carimbeira distress e depois lixei.


5) Para montar as flores, basta você sobrepor uma à outra de modo que as pétalas fiquem em posições diferentes. Amassar as pétalas, principalmente do papel de cima vai deixar sua flor com mais volume. Eu gosto! :)

No meu caso usei um brad de cristal para prender as duas camadas. Você pode só colar as duas camadas ou usar um botão colorido como miolo. Minha primeira florzinha ficou assim:


6) A segunda florzinha fiz somente com papéis lisos. A frente da flor vai ter só 1 camada de pétalas. Desta vez lixei primeiro e depois borrifei água (com um destes borrifadores de plantas) no papél, para deixá-lo bem maleável, ou melhor, "amassável". Ficou assim:


7) Frente das flores prontas, agora é hora de montá-las. Com a fita dupla-face, prenda uma-a-uma aos palitinhos. Dê acabamento colando outro papel recortado na forma de flor. Desta forma você terá um sanduíche e o palitinho ficará bem no meio dos papéis.


8) Prenda o passarinho ao palitinho.  Na foto você vai ver que apesar de o passarinho ser adesivado, acabei prendendo o palitinho entre as duas perninhas dele.

9) Coloque um pedaço de espuma rígida ou isopor dentro do vasinho e espete os palitinhos na posição que desejar. Não esqueça de cortar os palitinhos caso seu vasinho ou latinha sejam pequenos como a minha. Isso garante a proporção do arranjo. 

10) Enfeite os palitinhos com fitas. Enfeite também o vasinho com um papel estampado. Amarre um barbante no vasinho se quiser dar um toque a mais.

11) Por último, coloque dentro do vasinho um pouco de poupourri de flores secas aromatizadas até cobrir seu vasinho vai ficar como o meu: com cheirinho de primavera!




Gostou? Você pode fazer este vasinho para enfeitar sua mesa de trabalho para a primavera. Mas ele pode ser também uma ótima opção de centro de mesa para festas infantis ou até mesmo de lembrancinhas.

Quero novamente deixar aqui meu ♥ especial pra todo mundo que tuitou hoje com a hashtag #sextacriativa e deixou o nosso dia mais colorido.  A #sextacriativa é especial e só existe por causa da participação e engajamento criativo de vocês.


Só posso encerrar este post dizendo bem alto: #adoro passar minha #sextacriativa com vocês!
Tem coisa mais gostosa do que começar o final de semana inspirada? :)
***************
Não sabe o que é #sextacriativa? Clica aqui!



sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Receita italiana de carinho { #sextacriativa }

Resolvi compartilhar com vocês nesta #sextacriativa uma receita de família que veio lá da Itália e era da minha avó, que minha mãe aprendeu e eu aprendi.

É uma receita que envolve uma história muito forte de carinho (e agora de muita saudade!)  e deliciosos momentos em família. Receita que está na categoria "precisa virar um layout de scrap" por tanto que representa prá mim. É a tal essência do scrap que eu sempre falo aqui.

Vamos à receita?

É de nhoque de batata. Simples, delicioso e muito fácil de fazer.

Nhoque integral de batata

Ingredientes:
  • aproximadamente 1kg de batatas bem cozidas, sem casca
  • farinha (pode ser integral) - aprox. 1 xícara
  • manteiga (retire antes da geladeira para amolecer) - aprox. 2 colheres de sopa
  • sal
  • 2 ovos
  • um punhado de salsinha picada (opcional)

Como uma  boa receita de família, não tenho as proporções de cada ingrediente. Sei ver o ponto ideal dos nhoques só de olhar. A recomendação da minha mãe é que nhoque bom é nhoque com pouca farinha, ou seja, com gosto de batata.

Amasse as batatas. Espere a batata esfriar para começar a adicionar os ingredientes. Comece pelos ovos. Coloque bem no centro das batatas para facilitar na hora de misturar. Coloque aproximadamente 1 xícara de farinha, umas 2 colheres de sopa de manteiga amolecida, sal e com as mãos mexa bem a mistura, até ficar bem lisinha. Quando perceber que a massa está ficando lisinha você pode adicionar (se quiser) a salsinha picada. É neste ponto que você pode precisar de um pouco mais de farinha.


Modele a massa em rolinhos e com uma faquinha corte os nhhoques no tamanho desejado. Neste ponto eles vão ficar como na foto lá de cima.

Aqueça uma panela com bastante água. Espere ferver, coloque um a um os nhoques na água, tomando cuidado para colocar somente uns 10 por vez.  


Quando começarem a boiar, retire-os com uma escumadeira ou peneira pequena e repita o processo com os que ainda não foram cozidos.

E que tal aproveitar o final de semana prá fazer essa receita? ;)


Não sabe o que é #sextacriativa? Clica aqui!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Passo-a-passo moleskine {#sextacriativa}

Nesta #sextacriativa vou compartilhar com vocês um passo-a-passo de moleskine. Explico no post anterior como resolvi me aventurar na encadernação do meu primeiro moleskine.

É fácil e rápido. Vamos lá?

1) Separe os materiais
A lista de materiais você encontra aqui e é tudo do www.scrapstuff.com.br. Para as capas, corte 2 papelões com 0,5cm a mais em relação ao tamanho do miolo.


2) Vamos fazer a lombada. Corte um pedaço de papelão horlle na medida da espessura do moleskine. Ele será a lombada. No nosso caso será aprox 0,5 de largura por 15,5cm de altura. Achei melhor reforçar a lombada e separei um retalho de papel de 18cm de altura por 4,3cm (você pode arredondar essa última medida para cima, não tem problema).



3) Vamos colar a lombada no reforço. Centralize a lombada no reforço, como mostra a foto acima. Depois de colada a lombada no reforço, meça 0,4cm para cada lado (na horizontal à esquerda e à direita a partir da lombada). OU Se você tiver uma régua de encadernação, use a de menor tamanho para este espaçamento.

4) Cole o papelão das capas no reforço, deixando um espaço livre de 0,4cm da lombada, como explicado no passo anterior. Vire do avesso e estique bem o papel com uma dobradeira. Apare o excesso de papel (na foto corresponde ao papel liso, rosa).



5) Corte agora o papel decorado que ficará do lado de fora do moleskine. Este papel obrigatoriamente terá 3cm a mais na horizontal e na vertical em relação ao tamanho das capas. Este acréscimo serve para o acabamento da encadernação.



6) Com o pincel, passe a cola do lado de fora das capas (é o mesmo lado que aparece na foto do passo 4), cuidando para não deixar nenhum espaço sem cola (ou com excesso) para não formar bolhas.


7) Cole o papel decorado e com a dobradeira retire alguma bolha que por ventura tenha se formado. Você terá isto aqui:



8) Com o corta-cantos, corte os quatro cantos do papel decorado pelo avesso, como mostra a foto.



9) Agora você vai dobrar e colar os quatro cantos do papel decorado para dentro do moleskine. Faça o vinco com a dobradeira antes de passar cola.
Dica: comece colando os lados opostos de maior dimensão.


Seu moleskine vai ficar assim:



10) Agora vamos iniciar a montagem. Este passo é opcional, mas acho bem legal colar uma fita de cetim bem fininha no centro da lombada (como mostra a foto) para servir de marcador de página e um elástico para fechar o moleskine. Se você tiver a crop-a-dile, aplique o elástico com ilhós 3/16 ao invés de colar (eu prefiro!).

Atenção: só para a crop-a-dile: o elástico deve ser aplicado do lado de fora do moleskine. O lado que "amassa" do ilhós fica voltado para o lado de dentro do moleskine.


Dica importante: cuidado com o tamanho do elástico. Se você cortar um elástico muito grande ele vai ficar frouxo e vai estragar sua encadernação. O tamanho ideal é o tamanho da capa (pois o elástico estica na hora de fechar).


11) Vamos agora colar o miolo do moleskine à capa. Passe cola na lombada do miolo e cole na lombada de papelão. Neste passo o ideal é esperar a cola secar com o moleskine fechado. Coloque um peso para fechar o moleskine.


12) Agora você vai colar as primeiras folhas à capa. Passe cola no papelão das capas com o pincel e aplique o papel, de preferência com uma dobradeira, tomando cuidando para não formar bolhas. Seu moleskine vai ficar assim:



13) Você pode parar por aí. Se preferir, pode do lado de dentro aplicar um papel decorado. Para isto, recorte e arredonde os cantos dos papéis decorados do interior do moleskine. O papel é do mesmo tamanho do miolo.



14) Depois de colado vai ficar assim:


15) Agora seu moleskine está prontinho! Mas deixe secando com um peso em cima para ele ficar bem fechadinho. ;)


Vou fazer uma confissão: estão vendo o papel de bolinhas de dentro do moleskine? Eu preferi usar uma folha dupla, assim a esquerda e a direita do livro ficam com a estampa de bolinhas azuis que usei na contracapa. Já que eu desmanchei a encadernação, aproveitei e apliquei o elástico com a crop-a-dile e só posso dizer que ficou muito legal.

Esqueci de tirar uma foto do lado de dentro depois que refiz e o dia hoje estava escuro demais prá fotografar. Assim que eu lembrar ou conseguir, edito este post e insiro a foto prá vcs compararem como dá diferença.

Feito isso, resolvi dar uma enfeitadinha na capa (lógico!) e o resultado final está aqui como vocês já viram no post anterior:


Outra observação importante é que em relação ao vídeo que mencionei anteriormente, não achei necessário utilizar a gaze. Por isso mesmo é que ela não foi nem mecionada neste passo-a-passo.

Eu não usei quase nenhuma (ou nenhuma) técnica para fazer esse moleskine. Se você estiver interessado(a) em fazer um curso de moleskines com uma profissional de encadernação, super recomendo o curso da Mônica da Papeterie Chic que é on line e está na minha lista de desejos.

Quer um moleskine como este, prontinho prá chamar de seu? Clica aqui que eu faço um prá você! ;)

 
***************************

Tem coisa mais ♥ do que começar o final de semana inspirada? :)
 
te espero no #sextacriativa lá no Twitter!
 
Não sabe o que é #sextacriativa? Clica aqui!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Primeiro moleskine: be creative

Moleskine (com k) é o nome do fabricante que inventou o tal livrinho com elástico que todo mundo ama. A história dele você encontra aqui.

Resolvi me aventurar fazendo um livrinho destes depois que assisti o vídeo da Nana Barros.

O resultado foi este aqui:



A lista de materiais para fazer um moleskine igual ao meu é esta aqui:


 (clique nos links acima para ver os materiais. Você encontra todo o material para fazer seu molesquine no ScrapStuff)

Fiz algumas modificações em relação ao tutorial do vídeo. Mas a principal modificação foi utilizar o miolo pronto, já costurado e no jeito para ser encadernado. Logo, logo volto aqui prá mostrar prá vocês com detalhes como eu fiz.

Nâo quer fazer, mas quer um destes prontinho prá chamar de seu? Clica aqui.

Estou pensando em fazer alguns destes para os presentinhos de Natal, e você?

domingo, 11 de setembro de 2011

O World Trade Center e o tesouro de Joan Miró

Ainda consigo me emocionar e fico chocada cada vez que ouço falar dos atentados de 11 setembro. Estivemos no World Trade Center não uma, mas duas vezes.

Passamos horas no observatório que tomava os dois últimos andares da torre, sentados e curtindo a visão dos quatro cantos de Manhattan até o pôr do sol chegar. Indiscritível.

Pouca gente sabe e muito pouco se fala a respeito da tapeçaria de Joan Miró que existia no lobby de entrada das torres. Foi uma das coisas que mais nos chamou a atenção logo que chegamos (somos fãs de Miró, ver uma obra dele ao vivo é de tirar o fôlego): belíssima e gigantesca tapeçaria bem no meio do caminho que o público tinha que fazer para acessar a área turística do complexo. Com os traços alegres e coloridos que eram a marca registrada de Miró.

Segundo conta a história, a tapeçaria foi criada em 1974 e Miró a princípio se recusou a executá-la pois não sabia tecer. Aprendeu o ofício e não fez só a tapeçaria do World Trade Center, como mais algumas outras.  Essa tapeçaria é um dos tesouros que nunca mais foram resgatados depois dos atentados de 11/09.

Tivemos a sorte de fotografá-la (com uma câmera Yashica horrorosa). E com certeza essa foto vai ficar na nossa história:

World Trade Center Tapestry - Obra de Joan Miró no lobby de entrada das torres gêmeas

Achei uma foto bem tirada da tapeçaria, que coincidentemente foi tirada do mesmo ângulo e no mesmo ano (cabalístico hein?):

Créditos da foto: Jordi Gomara

No deck de observação, no 106º andar, havia também uma maquete (adoro maquetes! sempre adorei!) muito bem feita de Manhattan que ficava numa sala escura em que os visitantes podiam entrar quando começava a apresentação. As luzes se acendiam aos poucos e um narrador falava sobre cada pedaço da cidade que estava aceso (assisti duas vezes na mesma tarde!).


Maquete de Manhattan no 106º andar do World Trade Center

Isso faz parte das fotos que um dia irão virar layouts. Fotos assim são a essência do scrapbooking pois contam nossa história e estão carregadas de emoção.

sábado, 10 de setembro de 2011

Happy Birthday to you meu Chuchu


Hoje não vou acordar cedinho prá te ligar. No céu não tem telefone.
Hoje não vou fazer bolo de chocolate com morango. Era surpresa, mas eu fazia todo ano. Posso só ficar quietinha no meu canto, curtindo a saudade?

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O que me inspirou nessa #sextacriativa

A #sextacriativa todo mundo sabe que é o meu dia favorito da semana. Não só pela possibilidade de sonhar com as coisas que vou fazer no final de semana, mas pelo carinho e receptividade que tenho recebido de todo mundo que aderiu a este movimento craft criativo no Twitter.


Agenda Megan - Edição 2012
você aprende a fazer aqui ou compra pronta aqui
 
 
Alguns trabalhos que me inspiraram nessa #sextacriativa foram:

  • as caixinhas do Design by Angel que ficaram um charme.
  • as latinhas coloridas na parede, idéia que a  Fábrica de Lembranças compartilhou (já pensou nas latinhas com papel de scrap?)
  • as florzinhas da Lumali Atelier que a gente pode fazer com papel de scrap 
  • e os  porta-copos prá enfeitar uma mesa de festa que a Luciana Picoral ensina a fazer com carimbos
E um ♥ especial pra todo mundo que tuitou hoje com a hashtag #sextacriativa e deixou o nosso dia mais colorido.

Tem coisa mais gostosa do que começar o final de semana inspirada? :)


Não sabe o que é #sextacriativa? Clica aqui!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Chegaram as Agendas 2012


foto: ninimakes

Todo mundo preparado para a maratona de final de ano?

O ScrapStuff acabou de receber miolos de agenda 2012 em várias opções de kits e outros itens para encadernação que você pode usar para fazer os presentinhos de final de ano que todo mundo ama: livros de receita, agenda de telefones, diário da noiva, miolo para moleskine, miolo de bloquinho, etc. Você encontra tudo aqui neste link.

Logo volto aqui para mostrar as minhas criações que já estão a caminho ;)

Enquanto isso, um pouquinho de inspiração nesses links:

** Post atualizado: as agendas 2012 já estão esgotadas. Voltaremos no segundo semestre de 2012 com os miolos de agendas e agendas decoradas 2013. Quer receber um aviso quando elas chegarem? Cadastre-se aqui Os demais produtos (agendas de telefone, miolos para livros de receita, miolo para moleskine, etc., continuam disponíveis o ano todo no www.scrapstuff.com.br)