segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Uma Boa {Hashtag} Pode Promover Seu Negócio

créditos da foto: 

Este post é prá você usa o Facebook, Instagram, Twitter, blog ou outra mídia social como ferramenta de divulgação de seu negócio.

{Hashtag}, mas o que é isso?

Simplificando, é uma "etiqueta" que você pode colocar nas suas mensagens para que elas sejam facilmente identificadas numa busca ou até vire uma tendência (trend topic).  As hashtags são sempre precedidas de #. E qualquer um pode usar. Não precisa ter fins comerciais.

Vou mostrar aqui algumas hashtags super conhecidas no Twitter. Se você já é usuário com certeza já viu:

#fail você usa quando reprova alguma coisa.
#FF ou #FollowFriday são a mesma coisa. Às sextas-feiras é comum um usuário enviar uma lista de perfis com esta hashtag. Signifca que são perfis recomendados para você seguir.
#adoro quando você adora e recomenda alguma coisa, pessoa, produto ou lugar.

Quando muita gente usa uma hashtag ao mesmo tempo (pode ser por algumas horas, durante um dia, uma semana....) ela se torna popular e vira uma tendência (ou trend topic), passando a figurar no menu do Twitter ou Facebook. Veja abaixo um exemplo:


Mas não estou entendendo...como uma hashtag pode ajudar o meu negócio?

Veja bem, vou explicar com um exemplo: tenho um negócio craft criativo que produz peças de vestuário e acessórios. Ao tuitar você pode acrescentar por exemplo a hashtag #artesanato.

Já viram as novas bolsas exclusivas que lançamos esta semana? #artesanato

Assim, quem estiver fazendo uma busca por artesanato no Twitter verá o seu tweet, mesmo se não estiver te seguindo. Esta pessoa pode estar procurando um presente artesanal e vai ver o que você tem para oferecer.

E já que o nosso negócio vende roupas, que tal tuitar também com #moda? E que tal aproveitar uma carona durante a Fashion Week? Tuíte também com #fashionweek ou #semanademoda.

Novos vestidos acabaram de entrar  na loja. Lindos e em peças únicas. #moda #fashionweek #semanademoda

Algumas dicas para você que é do mundo craft: use e abuse de #artesanato,  #feitoamao, #euquefiz.

Mais um exemplo: crie associações com seu tipo de negócio. Por exemplo: se você faz convites, use #convites #festa #papelaria #casamento #aniversario
Você verá que isto também irá aumentar a quantidade de seguidores que se interessam pelo que você faz.

Outra dica é ficar atento às hashtags do momento e pegar uma carona nelas para divulgar seu negócio. São aquelas hashtags que aparecem no menu dos trend topics que mostrei lá em cima. Se por exemplo a hashtag #naovivosem for um trend topic você pode postar:

#naovivosem um cachecol neste inverno. Olha só os lançamentos do ateliê Minha Amiga no www..com.br

Mais algumas dicas:

  • Não acentue a hashtag.
  • Procure não utilizar palavras em inglês, como #craft se o seu público é do Brasil. Prefira #artesanato
  • Não exagere na quantidade de hashtags num mesmo tweet, senão quem está te seguindo vai achar muito chato ler seu post e vai acabar nem dando atenção para o que você escreveu.

E como o nosso mundo é craft criativo te convido a participar do movimento #sextacriativa. Às sextas-feiras, divulgue idéias bacanas e criativas. Divulgue também esta dica do Louca por Scrap na #sextacriativa, quer experimentar?

Copie e cole o post abaixo:  ;)

Aprendi como divulgar meus produtos na internet lendo as dicas do blog Louca por Scrap no link www.loucaporscrap.com.br #sextacriativa #artesanato #adoro

Vamos juntos fazer da #sextacriativa um trend topic do craft criativo? :o) * este post, de minha autoria, foi originalmente publicado no site Assim, Sim! em junho de 2011,

Um comentário:

António Jesus Batalha disse...

Estive a ver e ler algumas coisas, deu para ver a sua dedicação e o seu saber reparei que é habilidosa com muito talento decerto muita gente vai aprender consigo, admiro pessoas com talento ainda que não perceba do seu artesanato mas dá para ver a sua dedicação.
Gostei de tudo o que vi e li.
Abraço.
Peregrino E Servo.